O Grupo Escoteiro

Bem-te-vi 204 SP

​Mantendo viva a tradição da prática do Escotismo em Paulínia, que existiu ao longo das décadas, o Grupo foi fundado em 20 de maio de 2012 durante um acampamento do 19o. Distrito Escoteiro de Campinas da União dos Escoteiros do Brasil, na presença de centenas de jovens.

Nosso Grupo é composto então pela Alcateia "Uivos da Jângal" (6,5 a 10 anos de idade), pela Tropa Escoteira "Águia Dourada" (11 a 14 anos de idade) e pela Tropa Sênior "Totem" (15 a 17 anos). Está prevista a criação do Clã Pioneiro (18 a 21 anos) em 2018.

Conheça um pouco de cada Seção do Grupo Escoteiro Bem-te-vi:

Alcatéia Uivos da Jângal

Dos 6 anos e meio aos 10 anos, a criança é um(a) Lobinho(a) e faz parte de uma matilha

A ênfase deste Ramo é a socialização e seu lema é "Melhor Possível!", indicando que é pedido da criança dar o melhor de si, dentro de seus limites, mas estimulando-a a desenvolver continuamente seus potenciais. Em nosso Grupo temos as Matilhas Branca, Cinza, Preta e Vermelha.

Cada matilha é liderada por um Primo, que é auxiliado por um Segundo.

Há um fundo de cena, baseado no "Livro da Jângal" do escritor inglês Rudyard Kipling.

Tropa Escoteira Águia Dourada

Dos 11 aos 14 anos, o(a) adolescente é um(a) Escoteiro(a) e faz parte de uma patrulha

A ênfase nesta faixa é a criação ou ampliação da autonomia. A tropa pode ter até 4 patrulhas, equipes fixas de até 8 jovens cada. Em nosso Grupo funcionam as patrulhas Coruja, Leão, Raposa e Tigre, identificadas em bandeirola no respectivo bastão da patrulha.

Cada patrulha é dirigida por um dos seus integrantes, o Monitor, que seleciona outro integrante, o Submonitor, para auxiliá-lo e substituí-lo em sua ausência.

Seu lema é o famoso "Sempre Alerta!".

Tropa Sênior Totem

Dos 15 aos 17 anos, o adolescente é um Sênior e a adolescente uma Guia. Eles fazem parte de uma das Patrulhas da Tropa Sênior Mista "Totem".

A ênfase nesta faixa é a criação ou ampliação da autonomia. A tropa pode ter até 4 patrulhas, equipes fixas de 4 a 6 jovens cada. Em nosso Grupo funciona na Tropa Totem a Patrulha Tupi, identificada em bandeirola no bastão da patrulha.

Cada patrulha é dirigida por um dos seus integrantes, o Monitor, que seleciona outro integrante, o Submonitor, para auxiliá-lo e substituí-lo em sua ausência.

Seu lema também é o "Sempre Alerta!".

Clã Pioneiro Templarius

Dos 18 aos 21 anos incompletos, o jovem é um(a) Pioneiro(a) e faz atividades em seu Clã Pioneiro.


A ênfase está na integração do jovem ao mundo, estimulando a busca por serviço à comunidade. Por isto o lema deste Ramo é "Servir!".


O chefe de seção de um Clã Pioneiro é tratado por "Mestre".